Entrevista com diretor irlandês Anthony White, de THE DEVIL'S WOODS

Anthony White é o diretor de The Devil's Woods, filme que vai estrear em outubro, no festival internacional de cinema de terror de Dublin, o Horrorthon.


Um tributo aos clássicos de terror dos anos 70, onde a criatividade do diretor valia mais do que a ajuda do computador para criar cenas assustadoras. É assim que o próprio diretor Anthony White divulga seu filme The Devil's Woods (algo como O Bosque do Diabo em uma tradução livre), que será lançado oficialmente no festival internacional de cinema de terror Horrorthon, que acontecerá no final de outubro, em Dublin.

A capital irlandesa, aliás, é a cidade onde White nasceu. Mas é na zona rural da Irlanda, que já é assustadora por si só, que a maior parte de Devil's Woods é rodada.

O filme é uma produção independente que conta a história de um grupo de amigos em uma road trip. A viagem, que deveria servir para reparar suas relações estremecidas, acaba mal, quando eles param em uma pequena cidade no interior da Irlanda, que tem um histórico de eventos estranhos.

Esse é o primeiro longa de Anthony, que já havia dirigido o curta 6 Degrees of (Limb) Separation, que figurou na coletânea britânica Shortcuts to Hell: Volume 1, de 2013. Confira a entrevista, concedida, com exclusividade ao FICÇÃO TERROR.

Anthony White


FT: Anthony, você diz, em entrevistas, que tentou rodar um filme como os velhos clássicos O Homem de Palha (The Wicker Man, de 1973), O Massacre da Serra Elétrica (1974) e Halloween (1978). Fale-me sobre seu filme. Como tudo começou?Que dificuldades você encontrou?
AW: Gosto muito desses filmes que você mencionou, entre muitos outros daquela época. Eu busquei inspiração em todos eles para o meu filme, The Devil's Woods. Isso era realmente um projeto muito ambicioso. Há muitas locações e muitos personagens. Eu definitivamente não tive vida fácil devido ao orçamento limitado que eu tinha! Eu sou uma pessoa muito focada e acredito que, no fim, foi isso que fez com que o filme fosse concluído. Encontrei vários problemas pelo caminho, a maioria deles devido à falta de dinheiro. Graças ao meu parceiro de produção Mags Dziadura, nós conseguimos levar o projeto adiante. No início, eu só queria fazer um filme sem grandes ambições além de aprender o processo de se fazer um filme. Eu escrevi o roteiro em algumas semanas. Basicamente aprendi a operar a câmera e descobri que me sentia muito confortável em fotografar as cenas.

FT: Como você escolheu as locações, equipamentos, atores (incluindo Stephen Cromwell, que atuou em filmes e séries mainstream da Irlanda)?
AW: Eu comecei a fazer testes com atores para os papéis e uma das primeiras pessoas que apareceram foi Stephen Cromwell [que atuou nas séries de TV irlandesas Red Rock, neste ano, e Love/Hate, em 2012, sucesso na TV da Irlanda]. Nós ficamos amigos e eu queria que ele vivesse o papel principal no filme. Ele tem um carisma natural e um “calor” na câmera. Eu sabia que, apesar de seu personagem cometer erros durante a história, eu sentia que os espectadores ainda torceriam por ele! Através do Stephen, eu conheci Daniel Mahony e eu instantaneamente caí de amores por ele. Ele é um cara naturalmente engraçado e aparece frente à câmera. Eu já tinha trabalhado com as duas garotas, Danielle Keaney e Caoimhe Cassidy, no curta-metragem “6 Degrees” e achava que elas se encaixariam perfeitamente nos papéis. No final, eu fiz as escolhas certas. O que faltou em termos de orçamento sobrou em termos de talento dos atores. Nós filmamos no interior da Irlanda, que tem um charme rural natural com muitos castelos antigos e florestas. Conseguir a permissão para filmar em diferentes locais foi, na verdade, muito fácil. Todos a quem eu pedi foram muito atenciosos e eu não tive problemas em encontrar locais para as filmagens.

FT: Qual foi o orçamento final de Devil's Woods, depois da pós-produção?
AW: O orçamento final ficou em 800 euros. Eu acho inacreditável que eu tenha conseguido concluir um filme tão ambicioso com um orçamento tão baixo!



FT: The Devil’s Woods vai estrear no Festival de Horrorthon (que ocorre entre os dias 22 e 26 de outubro). Quais são as expectativas?
AW: The Devil’s Woods é um filme slasher [subgênero de terror em que um assassino mata aleatoriamente suas vítimas, como Sexta-Feira 13 ou Pânico] independente e de baixo orçamento. Ele não tenta ser nada além disso. Acho que o que conseguimos foram grandes performances, muito gore, violência e um filme que não tem medo de ser ousado. O problema que encontramos é que o mercado está saturado com esse tipo de filmes. Mas está claro que há potencial.

FT: Vocês já conseguiram uma distribuidora? Quais são as estratégias para o lançamento no mercado?
AW: Atualmente, estou em conversas com várias companhias distribuidoras e o que sairá daí eu realmente não sei dizer agora. Nós poderíamos até mesmo acabar nos autodistribuindo.

FT: Você acha que a internet facilitou as coisas para os cineastas independentes? Você pode confiar na web para conquistar audiências no resto do mundo, como os brasileiros?
AW: Acho que a internet é, ao mesmo tempo, uma bênção e uma maldição para os cineastas independentes. Por um lado, torna-se mais fácil se divulgar e conquistar uma audiência (o que não é tão fácil, como você imagina!). Existe um mercado grande para o terror no Brasil? Talvez poderíamos buscar distribuir nosso filme por aí! Mas o outro problema é o download ilegal. Uma vez que o nosso filme chega à internet, ele está perdido. Se as pessoas podem consegui-lo de graça, elas geralmente não vão pagar por ele! A não ser que você seja o Radiohead [banda de rock inglesa].

FT: Qual seu filme de terror favorito?
AW: Meu filme de terror favorito muda o tempo inteiro! Um dos melhores filmes “novos” de terror é As Senhoras de Salem, de Rob Zombie (The Lords of Salem, de 2012), que foi ótimo. Eu acho que Corrente do Mal (It Follows, de 2015) traz um conceito muito interessante. Passar um demônio da morte através do sexo é uma ideia simples mas genial! O Iluminado (1980) também, porque adoro Stanley Kubrick. O Massacre da Serra Elétrica é um dos melhores filmes de todos os tempos. E claro, Halloween... O Homem de Palha... Inverno de Sangue em Veneza (Don't Look Now, de 1973)! Eu poderia ficar aqui citando vários...

FT: Você gostaria de deixar um recado para a audiência brasileira? Nós podemos esperar ver seu filme por aqui?
AW: Eu planejo me inscrever em alguns festivais de filmes brasileiros, então fiquem de olho. Também fiquem atentos à nossa página do Facebook, onde nós deixaremos todos saberem como e onde conseguir uma cópia do nosso filme. Até lá “Obrigado por ler” [Anthony escreve a frase em português mesmo] e vejo vocês em breve!

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EXCLUSIVE INTERVIEW WITH IRISH FILMMAKER ANTHONY WHITE

Anthony White is the director of The Devil's Woods, a slasher movie that will premiere in october, during Horrorthon international horror film festival, in Dublin


English version of the interview for the foreign audience:

A homage to the 70s horror classic movies, where the director's creativity was more important than CGI to create scary scenes. That's how director Anthony White sells its movie The Devil's Woods, that will premiere at Horrorthon international horror movie festival, that will be held in the end of october in Dublin.

By the way, the irish capital is also Mr. White's place of birth. But it was the irish countryside, a scary place on its own, that was chosen as the main location for The Devil's Woods.


In the movie, an independent production, a group of friends decide to go on a road trip to repair their strained relationship. They stop off at a small town in rural Ireland that has a dark and strange history and that's when the nightmare begins.

This is the first Anthony's feature film, that had already produced and directed short movie 6 Degrees of (Limb) Separation, that featured in the british horror anthology Shortcuts to Hell: Volume 1 (2013). Read the exclusive interview to FICÇÃO TERROR below:



FT: You tell people that you tried to shoot an old school horror movie, like Texas Chainsaw Massacre (1974) , Halloween (1978) and The Wicker Man (1973). Tell me about your movie. How did it all start? Tell me about the difficulties you faced?
AW: I love those films you mentioned among many others of that era. I looked at all of those for inspiration for my film The Devil’s Woods. It really was a very ambitious project to take on board. The are many locations and lots of characters. I definitely didn’t make it easy for myself considering what little budget I had! I am a pretty focused and driven person and I think in the end that’s what got this film made. I encountered a lot of problems along the way most of them revolving around lack of budget. Thanks to my production partner Mags Dziadura we managed to keep the project together and get it done. In the beginning I just wanted to make a movie with no great ambition other than to learn the process of making a film. I wrote the script in a couple of weeks and I basically taught myself how to operate a camera and found I was very comfortable photographing the scenes.

FT: How did you find the locations, equipments, actors (including Stephen Cromwell, that took part in mainstream irish movies and TV series)?
AW: I began auditioning actors for the roles and one of the first people that came along was Stephen Cromwell [that appeared in succesful irish TV series Love/Hate, in 2012]. We became friends and I knew I wanted him to play the lead in the film. He has a natural charisma and warmth on camera and although his character makes mistakes along the way I felt the audience would still root for him! Through Stephen I met Daniel Mahony who I instantly fell in love with. He is a naturally funny guy and looks good on camera. I worked with the two girls Danielle Keaney and Caoimhe Cassidy on a short film ‘6 Degrees’ and felt they fit the roles perfectly. In the end I made the right choices. What we lacked in budget I feel we made up for in talented actors. We shoot the film around the countryside in Ireland which has a natural rural charm with lots of old castles and forests. Getting permission to shot in the different locations was actually very easy. Everyone I asked was very supportive and I had no problem finding shooting locations.

FT: What was the final budget after post production?
AW: In the end the final budget was €800 euro. I find it quite unbelievable that I managed to get such an ambitious film made with such a low budget!

FT: Devil’s Woods will have its premiere in Horrorthon Festival. What are the expectations and what are the next steps for the movie?
AW: The Devil’s Woods is a low budget independent slasher film. It doesn't pretend to be anything else. I think what we have got going for us is great performances lots of gore and violence and a film thats not afraid to push things a little. The problem we face is that the market is flooded with these types of films. Its a great exercise in what we can do with little budget. Its clear that potential is there.

FT: Do you already have a distributor? What are the strategies regarding the market release: internet based platforms, like Netflix, local movie theatres, DVD?
AW: I am currently in talks with several distribution companies what will happen with it I really don’t know at this time. We could even end up self distributing.

FT: Do you think internet made things easier for independent filmmakers? Can you rely on the web to get worldwide audiences, like brazilians?
AW: I think the internet is both a blessing and a curse for independent filmmakers. On one hand its easier to reach out and gain a audience (which is actually not as easy as you would think!) Is there a big market for Horror in Brazil? Maybe we can look at distributing our film over there! But the other problem is illegal downloading. Once your film hits the net its dead in the water. If people can get it for free they generally won’t pay for it! Unless you are Radiohead!

FT: What is your favorite horror movie?
My favourite horror film changes all the time! One of the best ‘new’ horror films I liked was Rob Zombie’s ‘The Lords Of Salem’ that was great. I thought ‘It Follows’ was very interesting I wish I thought of that concept! Passing a death demon on through sex is such a simple but great idea! ‘The Shining’ I adore Stanley Kubrick. ‘Texas Chainsaw Massacre’ is one of the best movies of all time period. Ofcourse ‘Halloween’…. ‘The Wicker Man’…. Oh ‘Don’t Look Now’! I could go on and on….!

FT: Would you like to leave a message to the brazilian audience? Can they expect to see your movie here?
I plan to submit the film to a few Brazilian film festivals so keep an eye out for it. Also keep an eye on our Facebook page where we will let everyone know how and where they can get their copy of the film. Til then "Obrigado por ler" and see you soon!