DOUTOR SONO, de Stephen King: Resenha de livro

Fala, galera, essa é a primeira postagem do blog e resolvi começar com um autor de quem sou muito fã, o norte-americano Stephen King, conhecido como o Mestre do Terror. Doutor Sono é um de seus últimos trabalhos, publicado em 2013 pela Scribner (como Doctor Sleep) e também um dos livros que terminei de ler recentemente.

Para quem aio nda não sabe, Doutor Sono é uma "continuação" de O Iluminado, ou pelo menos é assim que ele vem sendo propagandeado.

Na minha opinião, no entanto, apesar do personagem principal ser o mesmo, o menino Dan Torrance, agora um alcoólatra de meia idade tentando se recuperar do vício, e de alguns personagens darem as caras na "sequência", como o próprio Hotel Overlook (que agora é apenas um "fantasma" do antigo hotel incendiado), não se trata de uma continuação propriamente dita.

A relação de Doutor Sono com O Iluminado é mais ou menos a mesma que O Talismã possui com A Casa Negra (livros escritos por King em parceria com Peter Straub). As histórias das duas sequências são completamente diferentes de seus originais. Dan Torrance ainda mantém seu dom da "iluminação" (shining em inglês) e reprime suas lembranças fantasmagóricas da época do Overlook, assim como Jack Sawyer é capaz de transitar entre o mundo real e os "territórios" (um mundo paralelo que permeia a ficção de King) e reprime suas lembranças da época de criança. Mas, fora isso, é tudo diferente.

Na minha opinião, Doutor Sono não é dos melhores de SK. O enredo é meio bobo (cuidado spoilers a frente).

Trata-se de um bando de "vampiros" centenários que circulam pelos EUA como se fossem ciganos. Em vez de sangue, eles se alimentam da alma de pessoas que têm dons sobrenaturais (os "iluminados"). Seu maior prêmio é uma menina chamada Abra, cuja "iluminação" é tão potente que poderá até curar alguns "vampiros" doentes. Dan Torrence descobre os planos e tem que defender a criança.

Não dá medo (como a maioria dos livros de terror) e é muito longo (como a maioria dos livros de King). Também tem muitas partes infantis (você vai se lembrar disso, quando ler coisas como Abba-Doo etc etc).



Confesso que levei alguns meses para lê-lo, simplesmente porque, no meio do caminho, eu perdia o interesse. Só voltava a ler, porque sou fã do cara e não gosto de deixar leituras no meio.

Enfim, não é dos melhores da nova safra de King e não faz jus ao mito que se tornou O Iluminado. King diz que tinha receio de fazer uma continuação de Doutor Sono e talvez ele tivesse razão. Não seria fácil. Revival, cuja resenha vou postar no futuro, publicado no ano seguinte, dá de dez.

Informações do livro:
ORIGINAL EM INGLÊS
Doctor Sleep (Scribner, 2013)
R$ 35 - Hardcover em promoção na Submarino.com.br (preço pesquisado hoje)

EDIÇÃO BRASILEIRA
Doutor Sono (Suma, 2014)
R$ 18,54 - Brochura em promoção na Amazon.com.br (preço pesquisado hoje)