CARNIÇA, de Rodrigo Ramos e Marcel Bartholo: Um olhar sobre a HQ

Carniça é a primeira história em quadrinhos roteirizada pelo designer Rodrigo Ramos, editor do conceituado site Boca do Inferno. Produzida em parceria com o ilustrador Marcel Bartholo, a HQ de terror é ambientada no sertão brasileira e conta a história de um homem que comete um crime desprezível e passa a sofrer por causa disso.

A revista é bem curtinha, apenas 24 páginas e com pouquíssimo texto. Seria uma espécie de "graphic flash fiction", ou seja, uma história extremamente curta contada com o apoio de ilustrações em quadros. O subgênero é o body horror, conhecido por causar repulsa no leitor através da exploração de aspectos repugnantes do corpo humano.



Carniça é uma história curta e impactante. Em poucas linhas, Rodrigo consegue criar um enredo angustiante, permeado por uma crítica social (alcoolismo, rufianismo, pobreza e violência doméstica são temas abordados na curtíssima história).

É interessante saber que Carniça é apenas o segundo trabalho de ficção de Rodrigo, que antes disso tinha apenas publicado um conto na antologia Narrativas do Medo.

Já Marcel Bartholo não é um neófito e mostra mais uma vez seu talento em Carniça. O artista lança mão de "zooms" e detalhes que conseguem trabalhar bem com a angústia do enredo e criar uma sensação de asfixia no leitor.

Muito recomendável para quem curte terror e quadrinhos.

Comentários